JABOT versão 3.0

Apresentação

O Jabot é um sistema de gerenciamento de coleções científicas depositadas em herbários e redes laboratoriais de instituições de pesquisas botânicas e das coleções vivas de jardins botânicos. Em termos gerenciais, disponibiliza para a curadoria de herbários e subcuradorias, diversas funções de acompanhamento de produtividade e relatórios. Possibilita aos usuários do sistema, a entrada e disponibilização de dados e imagens dos testemunhos, com funcionalidades para a análise e melhora da qualidade dos dados.

Neste manual você poderá tirar suas dúvidas quanto ao uso do sistema para diversos fins. Não sabe por onde começar? Primeiros passos


Histórico

Versão 1.0: A primeira versão do sistema Jabot teve seu desenvolvimento iniciado em 2002 e entrou em funcionamento em 2005. O desenvolvimento do sistema foi precedido de um criterioso processo de levantamento de requisitos, realizado por meio de entrevistas e reuniões com um grupo composto de aproximadamente 50 pesquisadores do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e, um especial envolvimento da curadoria do maior herbário do Brasil e da coleção viva (arboreto). Como consequência desse processo, foi especificado um sistema adequado aos diversos tipos de pesquisas realizadas nos laboratórios de uma instituição de pesquisas botânica, tais como: biologia molecular, botânica estrutural, sementes, algas e fungos. Nessa primeira versão, o sistema permitiu pesquisas nas coleções científicas de exsicatas (herbário), arboreto (vivas), carpoteca (frutos), xiloteca (madeira e laminário) e fototeca.
Porém, sugestões de novas funcionalidades, em razão de avanços computacionais e da incorporação de novas coleções botânicas, provocou a criação de uma versão atualizada do sistema.

Versão 2.0: Sugestões de novas funcionalidades, em razão de avanços computacionais e da incorporação de novas coleções botânicas, provocou a criação de uma versão atualizada do sistema. Além dos novos módulos, houve uma atualização da interface para a forma responsiva, permitindo também seu uso em smartphones. Todo o desenvolvimento do sistema foi realizado no próprio instituto utilizando software livre, mais especificamente na linguagem de programação PHP e com o banco de dados Postgresql.

Versão 3.0: A versão 3 do sistema foi iniciada em 2016 quando herbários parceiros passaram a utilizar o Jabot no gerenciamento de suas coleções científicas. Atualmente estão sendo desenvolvidas funcionalidades, muitas baseadas em sugestões dos curadores. Tais recursos possibilitarão a integração entre os diversos herbários, permitindo o uso colaborativo de dados, facilitando o trabalho dos usuários e curadores. A lista com todos os herbários participantes pode ser vista em:

Jabot geral


Recomendações de uso

Para que seja possível obter uma melhor experiência com o uso do Jabot, recomendamos fortemente o uso do navegador “Google Chrome”. Utilizar navegadores diferentes pode significar um comportamento anormal de algumas funcionalidades, porém, na medida do possível, sempre realizamos testes para que outros browsers também possam ser utilizados. Sendo assim, opções como “Firefox”, “Opera” e “Microsoft Edge” são testados e costumam funcionar normalmente. Como cada navegador, e suas diferentes versões, são desenvolvidos para funcionar com tecnologias e ou sistemas operacionais distintos, fica inviável tentar adaptar o sistema para atender a todas as opções existentes.


Perguntas Frequentes

Consultas

Espécime

Planilha

Taxonomia

Flora

Curadoria

Admin

Login