Configuração

O Processo de importação de planilha, pode ser configurado para funcionar de duas maneiras:

  • Validar e importar de uma só vez
  • Validar e importar em duas etapas

A opção de Validar e importar de uma só vez funciona da seguinte maneira. O usuário primeiro valida a planilha e corrige todos os possíveis erros, somente após a correção um botão de Importar será exibido, Quando o sistema não verifica nenhum erro.

A opção de Validar e importar em duas etapas funciona da seguinte maneira. O Usuário faz a validação da planilha, como no passo anterior, depois de corrigir tudo ele apenas envia os dados, então a pessoa responsável pela importação, acessa o menu Espécime→Importar Planilha, caso haja alguma planilha pendente de importação, uma lista será exibida, basta clicar na planilha desejada (selecionando pelo nome da base que foi criado), confira os dados e clique em Importar.

Obs. Quando o usuário envia a planilha, o sistema automaticamente envia um e-mail para a pessoa responsável, informando que existe uma planilha pendente de importação. Para utilizar essa opção de configuração acesse o menu Admin→Configuração e marque ou desmarque a opção Validar e importar planilha de uma só vez dependendo de como queira utilizar.

Outra opção muito importante é a Substituir táxon com sp.. O usuário ao marcar essa opção, irá substituir os táxons que estejam com sp no processo de importação da planilha.

É possível também configurar o sistema para fazer o preenchimento automático do autor para espécies presentes na Lista da Flora2020, para isso é só marcar a opção.

E por fim, também é possível configurar o sistema para impedir a validação de número de coleta a fim de permitir que os números fiquem duplicados na mesma coleção. Funciona da seguinte maneira, para não duplicar é só deixar desmarcada a opção Impedir a validação de número de coleta para o coletor na mesma coleção botânica, caso queira permitir as duplicações basta marcar a opção Impedir a validação de número de coleta para o coletor na mesma coleção botânica.

Figura 1 - Configurações