Guia de Remessa

O sistema de gerencialmente de guias de remessa foi desenvolvido buscando facilitar o controle de empréstimos e doações.

Para cadastrar/alterar uma nova guia de remessa, acesse o menu Curadoria/Guia Remessa, como mostra a imagem 1, uma nova tela será aberta e caso já exista alguma guia cadastrada, uma lista de guias será exibida, como mostra a imagem 2.

É possível aplicar alguns filtros para localizar uma guia especifica, filtros como pelo Nº da Guia, Ano, Código de barras, Tipo de Remessa e Situação estão disponíveis, basta preencher as informações nos campo adequados e clicar no botão Filtrar. O sistema também faz uso de cores intuitivas para dizer se a guia está no prazo ou vencida, as verdes estão no prazo ou já foram devolvidas e as vermelhas estão vencidas.

Cadastrar Nova Guia

Para cadastrar uma nova guia de remessa, basta acessar o menu Curadoria/Guia Remessa, clicar no botão Novo, uma nova tela será aberta, preencha os campos com as informações solicitadas. Para evitar ter que preencher diversas vezes as informações da instituição, é necessário utilizar a busca pela sigla da instituição, para isso basta preencher o campo Sigla/Nome e em seguida clicar no botão Buscar, caso a instituição ainda não esteja cadastrada, acesse o menu Curadoria/Instituição e realize o cadastro completo da instituição. Após buscar pela sigla da instituição, uma nova caixa de seleção será exibida na tela com os resultados encontrados, com a seguinte informação “Selecione a instituição para destinatário”, clica na lista e selecione a instituição de destino. Para concluir a criação da guia de remessa, basta informar os códigos de registros que deseja cadastrar, isso pode ser feito pelos campos de número tombo ou de código de barras, lembrando que para mais de um envio é possível digitar vários de uma só vez, bastando apenas separa por vírgula. Antes de finalizar é necessário selecionar o tipo de remessa, para isso clique no campo Tipo remessa e escolher uma das opções. Como padrão o sistema coloca a data de devolução para um ano, se necessário é possível alterar clicando no campo Data para devolução. Para finalizar o processo, basta clicar no botão Salvar. A Imagem 3 mostra um exemplo com as informações básicas para o cadastro com sucesso de uma nova guia de remessa.

Alterar Guia de Remessa

Sempre que for necessário alterar uma guia de remessa, basta acessar o menu Curadoria/Guia Remessa, uma tela listando todas as guias já cadastradas será exibida, clique sobre o link na coluna da tabela Nº/Ano, assim o sistema será direcionado para tela com todas as informações referentes aquela guia. Cadastre as novas informações ou acrescente os novos itens pelos campos de código de barras ou de número tombo e depois clique no botão Salvar.

Receber Guia de Remessa

Para registrar que uma remessa foi devolvida, total ou parcial, basta seguir os passos como se fosse alterar uma guia (descrito no item anterior), na tela onde aparecem todos os itens, como mostra a (imagem 3), basta marcar o cheque liste que fica ao lado do numero de cada item, e clicar no botão Receber, após isso a coluna Forma de Remessa aparecerá escrito Devolução, isso significa que foi registrado a devolução do item seleciono.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3