Processo de validação de planilha

Para validar sua planilha basta seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a coleção botânica.
  2. Informe o nome da base de dados que deseja criar ou marque a opção para ser gerado o nome automaticamente.
  3. Selecione a planilha que será enviada navegando pelas pastas de seu computador.

Para finalizar o processo basta clicar o botão enviar e será iniciado o processo de validação de sua planilha.

Obs. Se for importar mais de um planilha no mesmo dia, você deverá informar o nome da base sugerida, pois como o nome da base deve ser único, se escolher gerar o nome da base automaticamente retornará uma mensagem, pois o padrão de criação de nomes automáticos que está definido é “Coletas+seu login+data atual”, então se escolher criar mais de uma base no mesmo dia usando essa opção retornará a seguinte mensagem “O Nome da Base informado já existe, favor informar um nome diferente e tentar novamente!”, caso isso ocorra, não tem problema, basta iniciar o processo novamente e digitar o nome da base diferente ao já criado.



Um exemplo de preenchimento da planilha é apresentado para os campos principais:




Funcionamento:

Caso seja verificado algum tipo de erro ou alerta em sua planilha será exibido uma tela apontando os tipos de erros, basta fazer as correções direto em sua planilha (local) e iniciar o processo de validação novamente. A seguir são apresentados exemplos de mensagens de erro:



Legenda:

  • O “X” representa um erro que precisa ser corrigido.
  • A “!” representa apenas um alerta de diferenças quanto a lista do Brasil, caso apareça não será um impeditivo para submeter a planilha.



A lista completa de validações é apresentada em: Lista de validações

Finalizar processo:

  • Quando nenhum erro for verificado pelo sistema, será exibido o botão 'Importar' para submeter os dados validados ao processo de importação.