Processo de validação de planilha

Para validar sua planilha basta seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a coleção botânica.
  2. Informe o nome da base de dados que deseja criar ou marque a opção para ser gerado o nome automaticamente.
  3. Selecione a planilha que será enviada navegando pelas pastas de seu computador.

Para finalizar o processo basta clicar o botão enviar e será iniciado o processo de validação de sua planilha.

Obs. Se for importar mais de um planilha no mesmo dia, você deverá informar o nome da base sugerida, pois como o nome da base deve ser único, se escolher gerar o nome da base automaticamente retornará uma mensagem, pois o padrão de criação de nomes automáticos que está definido é “Coletas+seu login+data atual”, então se escolher criar mais de uma base no mesmo dia usando essa opção retornará a seguinte mensagem “O Nome da Base informado já existe, favor informar um nome diferente e tentar novamente!”, caso isso ocorra, não tem problema, basta iniciar o processo novamente e digitar o nome da base diferente ao já criado.


Caso seja verificado algum tipo de erro ou alerta em sua planilha será exibido uma tela apontando os tipos de erros, basta fazer as correções direto em sua planilha(local) e iniciar o processo de validação novamente.

Exemplo de mensagens de erro:

Legenda:

  • O “X” representa um erro que precisa ser corrigido.
  • A “!” representa apenas um alerta de diferenças quanto a lista do Brasil, caso apareça não será um impeditivo para submeter a planilha.

Finalizar processo:

  • Quando não for verificado nenhum erro, será exibido um botão 'Importar' para submeter os dados validados ao processo de importação.